Os F1 de 2017 vão ficar espectaculares!
Recomeçaram hoje os testes para o desenvolvimento dos pneus que equiparão os Fórmula 1 de 2017 e logo com duas equipas a trabalharem em simultâneo e em circuitos diferentes, mesmo se não muito distantes um dos outro, apenas algumas centenas de quilómetros: a Mercedes estará três dias em Paul Ricard com Pascal Wehrlein; a Ferrari dois em Barcelona, hoje com Kimi Raikkonen, amanhã com Sebastian Vettel.
Os pneus mais largos para 2015 são "obrigatórios" para que se atinja o objectivo de tornar os Fórmula 1 quatro a cinco segundos mais rápidos por volta! Objectivo ambicioso que será conseguido pelo ligeiro aumento de potência dos motores para os cerca de 1000 cv (já lá andam perto hoje…) mas, acima de tudo, pela maior carga aerodinâmica e pelo aumento da aderência em curva devido aos pneus de maiores dimensões.
A Pirelli pediu ajuda às equipas para adaptarem os seus carros de 2015, de forma a simularem as cargas aerodinâmicas mais elevadas que irão encontrar no próximo ano, de forma a poder testar em condições quase reais os novos e mais largos pneus. Apenas Mercedes, Ferrari e Red Bull responderam à chamada, por um motivo simples: cada uma delas gastará cerca de 1,2 milhões de euros só nessa adaptação do carro!
Diz-se que os carros de 2017 terão um visual muito mais atraente, de forma a voltar a seduzir aquele público que tem andado mais arredado da Fórmula 1. A verdade é que basta montar uns pneus mais largos para estes monolugares ganharem logo outro ar, muito mais agressivo e atraente! Mas não é preciso chegar ao ponto de lhes montar… oito rodas!